Criação de Gado Canchim
   
 



Depoimento de Eliane Pinto Torres Duarte - criadora


     
                     Quando adquirimos a Fazenda Lua de São Jorge no ano 2000, havia um touro da raça Canchim e 5 fêmeas, junto a umas outras tantas mestiçadas que vieram com a propriedade. Aos poucos, com a experiência do manejo, fomos percebendo qualidades diferenciadas da raça, tais como a mansidão, o bom aleitamento e cuidado com as crias, facilidade no parto, bezerros fortes com desenvolvimento notável em relação aos demais. Animais que criados a pasto apresentam um ótimo desempenho.

Experimentando e estudando os animais Canchim, resolvemos adquirir novilhas PO da Vazante Agropecuária, assim com dois bons touros da mesma origem.

Bem, como era de se esperar, nossa boiada está sempre melhorando. Investimos na melhoria das pastagens, concentramo-nos na conservação dos recursos naturais, definindo as áreas de pastagens e floresta. Protegemos as nascentes, tendo por esta razão água abundante. Provemos a boiada com sal mineral no pasto e no curral. Produzimos animais saudáveis para recria e engorda.

Em 2006 ingressamos na ABCCAN (Associação Brasileira dos Criadores de Gado Canchim), que nos tem dado apoio, orientação técnica e possibilidade de crescimento. Estamos com uma boiada de qualidade.

Especializamo-nos na criação de bezerros para recria, reservando os que se destacam para serem touros e matrizes.
Comercializamos nossos animais e esperamos que venham novos criadores para expandirem a raça em busca não somente de carne de boa qualidade e fácil manejo, como também de parcerias em vários níveis para evolução e disseminação da raça no estado do Rio de Janeiro e arredores.
Na fazenda Lua de são Jorge procuramos melhorar a raça com a combinação de monta natural e inseminação artificial. Nosso gado é bem adaptado ao clima, enfrentando  frio e calor, conseguindo manter-se dentro dos padrões de peso ao pasto.
A carne do gado Charolês é a mais valorizada na Europa; tendo a raça  Canchim, na base de seu desenvolvimento, 5/8 de Charolês , que confere uma carne de ótima qualidade aliada a boa adaptação ao pasto e clima tropical da Raça Nelore que participa com 3/8 do sangue no desenvolvimento da raça Canchim.
 Ter um gado manso e precoce, bem adaptado é a confirmação de uma boa escolha para nossa fazenda.  

 
             
 
Lua de São Jorge - Miguel Pereira - RJ  - Tel. (24) 9 9275-9304